
EDUCAÇÃO FÍSICA

Nado sincronizado e basquetebol - 2° ano
Título Pequeno
MAQUETES - OLIMPÍADAS
Nem só de prática é feita a disciplina de Educação Física, disso todos sabemos, principalmente porque nossa escola ainda não tem quadra.
Sabemos também, que isso não é empecilho para a prática, pois já tivemos times de nossa escola, em diversos esportes, participando e até ganhando campeonatos. Não existe limite quando existe vontade!
Mais uma vez, os esforços e a participação de todos, rendeu bons frutos.
O resultado esta aí para que todos vejam!
Parabéns aos nossos alunos pelo esforço, dedicação e criatividade!
Nossos agradecimentos a Professora Regiani pelo empreendimento! Certamente, depois desta aula, nunca mais veremos os esportes olímpicos com os mesmos olhos!
Segue abaixo uma pequena amostra da aula!
Divirta-se.
Futebol


O futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do polo aquático, em 1908.
É o torneio mundial mais imprevisível, com medalhas conquistadas por países como Japão (bronze em 1968), Gana (bronze em 1992), Nigéria (ouro em 1996 e prata em 2008), Camarões (ouro em 2000) e Coréia do Sul (bronze em 2012).
Enquanto isso, o Brasil, maior ganhador de Copas do Mundo, com cinco títulos, nunca conquistou uma medalha de ouro, tendo três medalhas de prata e duas de bronze.
A Alemanha, outra grande potência mundial, só conseguiu uma única medalha, um bronze, em 1988, ainda como Alemanha Ocidental, e desde então nunca mais chegou a se classificar para o torneio.
Apesar disso, a Alemanha Oriental faturou o ouro em 1976, além de uma prata e um bronze.
Desde 1996, o futebol feminino também é disputado, com dominância dos Estados Unidos, que chegou a todas as finais e só não levou o ouro em 2000, perdendo para a Noruega.
Maquete elaborada pelos alunos do 9 Ano B.
Boxe

O boxe está presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde St. Louis - 1904, com exceção dos Jogos de Estocolmo, em 1912, devido a uma lei sueca que bania a prática do esporte em seu território.
Disputado apenas por homens até os Jogos de 2008, o Comitê Executivo do COI aprovou a introdução do boxe feminino em 2009, sendo incluído já nos Jogos de 2012.
É organizado em uma série de torneios divididos por categorias de acordo com o peso. O número de categorias na disputa olímpica já variou de cinco a doze, sendo programadas para 2012 dez categorias masculinas e três femininas. Até Berlim -1936, a pesagem oficial era medida em libra, sendo a partir de Londres - 1948, calculada em quilogramas.
Maquete elaborada pelos alunos do 9A.
Voleibol

O voleibol nos Jogos Olímpicos existe desde 1964, quando o esporte foi incorporado oficialmente ao programa olímpico.
A partir de Atlanta -1996, também foi introduzido o voleibol de praia.
Maquete feita pelo alunos do 9 ano B, materiais utilizados, placa de isopor, tinta guache, palito de madeira, papel e bonecos plásticos.

Basquetebol
O basquetebol é disputado nos Jogos Olímpicos modernos desde Berlim 1936. Em St. Louis 1904, apareceu como esporte de exibição. O torneio feminino estreou em Montreal, 1976.
Os maiores vencedores são os Estados Unidos, criadores do esporte, com 14 das 18 medalhas de ouro no masculino, e 7 das 10 no feminino.
O Basquetebol em Cadeira de Rodas é disputado por pessoas com alguma deficiência físico-motora.
As cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme previsto nas regras – sob a responsabilidade da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (IWBF, em inglês), fundada em 1989 e que ganhou independência em 1998.
Este esporte fez sua estreia nos primeiros Jogos Paralímpicos, realizados no ano de 1960 em Roma, e é um dos poucos que esteve presente em todas as edições do evento.
As mulheres entraram na disputa em 1968, em Tel Aviv, capital de Israel.
Maquete elaborada pelo alunos do 1 ano do ensino médio
Hipismo

O hipismo integra o programa dos Jogos Olímpicos desde a edição de Paris - 1900 (este ausente apenas em St. Louis 1904 e Londres 1908).
No programa atual do hipismo olímpico são disputadas três modalidades com provas individuais e por equipes: adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos.
Até os Jogos Olímpicos de 1952, apenas competidores homens tinham permissão para competir. A partir de então tornou-se aberto para ambos os sexos.
Outra mudança foi a possibilidade da participação de civis (antes apenas militares podiam competir).
Os integrantes da equipe podem ser de ambos os sexos, sem limite mínimo no número de competidores de um determinado sexo, cabendo a cada federação nacional a escolha da equipe.
O hipismo é um dos dois únicos esportes olímpicos envolvendo animais.
Maquete feita pelos alunos do terceiro ano do ensino médio. Materiais utilizados: placa de isopor, tinta guache, madeira, areia, bonequinhos de plástico.
Tênis

O tênis (português brasileiro) ou ténis (português europeu) fez parte do programa dos Jogos Olímpicos na edição inaugural, Atenas 1896, e perdurou até os Jogos de Paris 1924, quando foi removido a partir da edição de Londres 1928.
Após duas aparições como esporte de demonstração (Tóquio 1968 e Los Angeles 1984), o tênis retornou como esporte olímpico nos Jogos de Seul 1988, sendo disputado em todas suas edições desde então.
Em 1896, 1900, 1904, 1908, 1988 e 1992 os perdedores das semifinais dividiam a medalha de bronze.
Nos outros anos a disputa pela medalha de bronze foi implantada.
Maquete elaborada pelos alunos do 2° ano do ensino médio.
Nado sincronizado

O nado sincronizado é disputado em Jogos Olímpicos desde a edição de Los Angeles 1984.
No programa olímpico atual são disputadas as competições de dueto e equipe.
A competição de solo foi disputada pela última vez nos Jogos de Barcelona 1992. Canadá, Estados Unidos e Japão tradicionalmente dominavam a modalidade, mas a Rússia é atual tetracampeã nos dois eventos, e por isso lidera o quadro de medalhas.
Apenas mulheres participam do nado sincronizado olímpico.
Maquete elaborada pelos alunos do 2° ano do ensino médio.